Seu Nenga


Conheci seu Nenga, sertanejo da Bahia. Homem simples e de muitas histórias, típico dos Nordestinos.  Chapéu surrado, bota velha e empoeirada, facão na cintura e calça rasgada no joelho. Sua aparência quando calado é rude, mas quando começa a falar  se torna singela e gentil. Até hoje não sei dizer a idade dele, já tentei adivinhar, eu acho que é por volta dos 63. 

Quando estendeu a mão para me cumprimentar, na porteira da sua propriedade, deu para sentir a mão seca e calejada dos anos de trabalho pesado no chão duro e seco do sertão.

Gosta de puxar assunto e falar do passado. Fala apontando para todos os lados, como se eu soubesse tudo o que existe na região e quem são as pessoas de quem fala. Homem de bom coração.

Conheci seu Nenga em uma viagem pelo sertão da Bahia.

Fui conhecer a sua pequena propriedade, que ele com orgulho diz ter documento e tudo. Seu Nenga diz que aquele é o seu pedaço de chão e que foi o bom Deus que deu para ele.

No seu pedaço de chão foi instalada uma bomba d’água elétrica e uma cisterna para ajudar toda a comunidade local. Foi um projeto de ajuda privada, que envolveu várias pessoas e empresas. Fui entrevistar seu Nenga e fotografar o local.

Perguntei para seu Nenga: – O que o senhor cria por aqui?

Ele me respondeu debruçado na manivela da bomba d’água: –  Umas cabrinhas prá leite, umas galinhas prá ovos, tenho um jegue velho pra carregar lenha e um punhado de pé de feijão lá trás na roça.

Continuei com mais uma pergunta: - Essa bomba d’água tem ajudado as famílias da região? – Vixi, se tem, doutô! As crianças tão com mais saúde.

Assim eu continuei com mais algumas perguntas, até chegar a última e terminar a minha visita.     A resposta de seu Nenga demonstrou todo afeto e  simplicidade daquele coração. A pergunta foi:  – Seu Nenga: Quais são seus sonhos?

A sua resposta foi maravilhosa. Ele em um gesto de reverência tira o chapéu da cabeça, o aperta no peito e com um olhar para o céu diz: –  Olha meu filho, eu tenho sonhado muito com a minha “véia” que já se foi há dez anos, quase sempre sonho com ela.

Eu não reformulei a pergunta e conclui com essa resposta simples e do entendimento do seu Nenga.

Voltei com fotos, algumas respostas, mas, acima de tudo, voltei com algo que chamou muito a minha atenção e que me colocou  para pensar a respeito de sonho, ou melhor, sonhos.

O sonho pode ter três significados totalmente diferentes. Primeiro, o sonho pode ser um doce da padaria (que é muito bom, mas que não vem ao caso), segundo, pode ser um forte desejo a respeito de coisas futuras (que era a minha intenção ao fazer a pergunta) e terceiro, podem ser as imagens produzidas pela mente durante o sono (que foi o que o seu Nenga entendeu).

Nossos sonhos e ambições muitas vezes se resumem em desejos de ter o conforto, o progresso, melhora na qualidade de vida e tudo mais para o futuro (que não é errado) mas,  nos esquecemos daquilo que os sonhos nos fazem lembrar o que vivemos no passado, com quem vivemos as lembranças e recordações.

Enquanto eu esperava uma resposta visando o futuro e o progresso que aquela bomba d’água trouxe a comunidade, recebi uma resposta nostálgica, remetendo ao passado e uma saudade.

Ao lado da bomba percebi o quanto o sonho pode ser importante para o futuro, nos levando a uma visão, mas o quanto ele é importante no passado também nós levando a uma recordação.

Guardo a foto do Seu Nenga com muito carinho. Guardo também com carinho os meus sonhos.


Autoria do Texto: Carlos Barabás


Nenhum comentário:

Postar um comentário